É a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, ou seja, o funcionamento das glândulas produtoras de hormônios no corpo.
Esse sistema é talvez um dos mais complexos do corpo humano, porque os hormônios têm suas funções principais e ações secundárias que agem em todo o corpo e devem funcionar em plena harmonia. Entretanto, vários fatores podem interferir nesse funcionamento, como níveis de estresse, medicamentos, cirurgias e infecções.
As doenças mais comumente tratadas pelo médico endocrinologista são diabetes, hipo e hipertireoidismo, obesidade, dentre outras.
Sintomas comuns na população podem estar relacionados a distúrbios do funcionamento desse sistema, como dificuldade em emagrecer, perda excessiva de peso, nervosismo exagerado, indisposição, sonolência, dentre outros.
A avaliação criteriosa em consulta médica, com história clínica, exame físico detalhado e avaliação laboratorial, permite a prescrição de terapia adequada para o controle dessas doenças. A abordagem interdisciplinar potencializa os resultados e os torna mais sustentáveis.
No Instituto Apex, temos médico endocrinologista e equipe interdisciplinar especializada no tratamento das doenças metabólicas e suas complicações.
Marque sua consulta!