A Terapia por Ondas de Choque (TOC) se baseia em ondas de energia acústicas/vibratórias que estimulam a diminuição de processos inflamatórios, a recuperação e a regeneração dos tecidos acometidos com condições crônicas.
No instituto, indicamos para condições ortopédicas em que o tratamento convencional com medicamentos traz pouco resultado. Também para pacientes que não podem fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios e para praticantes de esportes.
A terapia por ondas de choque é muito bem indicada em condições que causam grandes limitações e dores crônicas aos pacientes. A técnica é consolidada no meio científico para o tratamento de tendinites crônicas, esporão do calcanhar, calcificações em tendões, epicondilites do cotovelo (Tennis elbow), fraturas que não consolidam (Pseudoartroses), dores musculares e bursites, entre muitas outras.
A ação biológica das ondas é baseada em três fatores: Ação analgésica decorrente do estímulo local (Neuromodulação), melhora da microcirculação no ponto de aplicação (Neovascularização) e microbolhas que fragmentam tecidos calcificado.
O procedimento tem a duração média de 30 minutos, onde a frequencia e a pressão das ondas é ajustada conforme a lesão que está sendo tratada.
Normalmente são necessárias 3 a 5 sessões com intervalos de 7 a 10 dias entre elas.
Dúvidas mais frequentes sobre terapia por ondas de choque:
- É choque igual ao da fisioterapia?
Resp; O “choque” da fisioterapia é o TENS. A terapia por ondas de choque é um choque mecânico de alta pressão cuja função é melhorar a inflamação e a qualidade de tecidos com inflamação crônica
- O processo é doloroso?
Resp: A estimulação pode ser dolorosa, a depender do grau de inflamaçãodo tecido. Nestes casos a pressão aplicada no local é menor e nestas situações é comum haver associação com algum procedimento anestésico local .
- Quando começo a sentir a melhora dos sintomas?
Nos primeiros dias após a primeira sessão o paciente já começa a sentir melhora dos sintomas.
- Tenho esporão do calcâneo há 03 anos, dói muito quando corro. Devo fazer as ondas de choque?
Resp: É importante a avaliação médica com exames como a ressonância para indicarmos o melhor tratamento. Mas o esporão do calcâneo, também chamado de fascíte plantar, tem resultados excelentes com a terapia por ondas de choque