Do inglês: “burn” queima e “out” exterior, essa síndrome é caracterizada por nervosismo intenso e diário, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.

Você percebe ou identificou em alguém próximo a você: exaustão extrema, estresse e esgotamento físico relacionado com seu trabalho? Sabemos que diversas funções laborais exigem competitividade ou muita responsabilidade: como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outras, e o desempenho de algumas funções demandam excesso de trabalho e pode levar o profissional a achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. Então fique atento, essas exigências exacerbadas e constantes podem levar ao estresse que, quando em excesso, pode levar a mudanças de comportamento, humor e a falta de vontade de sair da cama ou de casa… indicando, muitas vezes, o início da doença.

Os sintomas começam de forma leve, fato que, levam as pessoas não atribuírem gravidade. Os familiares podem reconhecer os sinais de que a pessoa precisa de ajuda, e é importante procurar apoio profissional assim que surgirem os sinais, evitando agravamento da doença.

Uma consulta ao psicólogo pode identificar o problema e receber orientações sobre o tratamento.

No instituto Apex, o setor de psicologia pode te orientar.

Marque uma consulta!