Você consegue movimentar os seus dedos graças aos tendões que ligam os seus dedos e músculos no seu antebraço. Estes tendões passam por canais chamados bainhas tendíneas. O dedo em gatilho é resultado da inflamação ou “engrossamento” destas bainhas.

O dedo em gatilho pode ocorrer em qualquer pessoa. Ele leva o paciente a ter grande incômodo e redução da função dos dedos. Este nome vem por que pode ocorrer travamento do dedo em posição fletida como se estivesse com o dedo em um gatilho.

Sintomas do dedo em gatilho:

. ‘Caroço” na palma da mão
. Dor ou sensação de dedo preso ao dobrar ou esticar o dedo
. Inchaço ao redor do dedo
. Incapacidade em esticar o dedo ( casos severos)

No tratamento do dedo em gatilho, o tratamento conservador deve ser a primeira opção. Repouso, imobilização do dedo são usados para diminuir os sintomas. Medicamentos como ainti-inflamatórios e infiltração com corticosteroides também podem ajudar a diminuir dor e inflamação.
Se não houver melhora com os métodos conservadores, opções cirúrgicas devem ser avaliadas. A cirurgia consiste na abertura da bainha tendínea acometida assim permitindo o deslizamento do tendão livremente, sem travamento. Realizamos cirurgia minimamente invasiva e o paciente consegue movimentar o dedo livremente logo após o procedimento.

Se você acha que está com dedo e gatilho, agende sua consulta

Deixa sua pergunta!