Artroplastia total de quadril:
A artroplastia total do quadril é um procedimento realizado para substituir a articulação acometida pela artrose por um modelo mecânico.
A artrose do quadril é uma doença que pode ser extremamente dolorosa e limitante para as atividades rotineiras do paciente.
Ela é causada pela degeneração articular (desgaste) entre os ossos da bacia e a cabeça do fêmur. A origem da artrose pode ser primária, quando não há causa aparente ou secundária a doenças congênitas (da infância), fraturas ou doenças inflamatórias como reumatismos.
Além da dor, outros sintomas podem ser a perda de movimento do quadril e o membro ficar mais curto. Os pacientes têm dificuldades para andar, se sentar e em casos mais graves a dor pode ocorrer mesmo em repouso.
O tratamento medicamentoso é importante para controle da dor, entretanto não impede a progressão da doença.
A indicação cirúrgica é realizada quando há falha no tratamento conservador.
O preparo pré operatório consiste em controle de outras doenças como diabetes, pressão alta, avaliação cardiológica e anestésica.
A cirurgia consiste na substituição da articulação do quadril doente. Retira-se a cabeça do fêmur (osso da coxa) e a superfície articular na bacia denominado acetábulo. Em seguida é encaixado componente da prótese que substitui o fêmur e outro componente que substitui o acetábulo.
A fixação da prótese no osso pode ser feita através de cimento ortopédico ( prótese cimentada) ou por press fit ( prótese não cimentada).
O movimento do “quadril mecânico” ocorre entre as superfícies da cabeça da prótese e o acetábulo . estas superfícies podem ser de polietileno, metal ou cerâmica.
O instituto APEX possui ortopedistas especialistas em artroplastia de quadril. Marque uma consulta.