A prótese de quadril é um procedimento cirúrgico de substituição da articulação do quadril por um implante metálico.
A articulação do quadril é formada por dois ossos, o fêmur e a bacia, mais precisamente pelo encaixe da cabeça do fêmur no acetábulo da bacia. Este encaixe perfeito e a cobertura das superfícies ósseas por cartilagem diminuem o atrito e permitem o movimento sem dor.
A dor é a queixa mais comum nas pessoas que apresentam desgaste da cartilagem articular, denominada de artrose. Essa enfermidade pode ocorrer devido a doenças reumatológicas, uso crônico de medicamentos, alcoolismo, sequela de fraturas na região do fêmur e bacia, sequela de doenças da infância e também idiopáticas (sem causa aparente).
Com a progressão do desgaste, o paciente apresenta piora das dores e limitação de movimento. Os impactos na vida diária podem ser muitos, como dificuldades para dirigir, sentar-se no vaso sanitário, subir escadas, calçar os sapatos, dentre outras limitações.
Nesses casos, o tratamento por meio da prótese total do quadril tem a intenção de melhorar a dor e aumentar a movimentação articular.
O procedimento cirúrgico consiste na substituição do osso “doente” pela prótese. A parte do fêmur com o desgaste é substituído pelo chamado componente femoral, e a parte da bacia é substituída pelo componente acetabular. Esses componentes podem ser fixados ao osso com cimento ósseo nas próteses cimentadas; com parafusos, pressão nas próteses sem cimento, ou ainda com a combinação dessas técnicas na prótese híbrida.
Assim como a cartilagem óssea diminui o atrito nas juntas, a superfície onde ocorre o movimento na prótese também deve gerar mínimo atrito. As opções de composição dessas superfícies são metal, polietileno e cerâmica. A escolha entre as diferentes combinações de prótese deve ser realizada de maneira individualizada para cada paciente.
No instituto Apex temos médicos especialistas em cirurgia do quadril. Marque a sua consulta!