Nos últimos tempos o leite de vaca – que é o tipo mais consumido popularmente, tem sido substituído por “leite” vegetal, seja por questões de saúde, adeptos de uma alimentação vegana ou até crenças da moda.
Seja qual for o motivo, antes de tudo é preciso entender o que é um substituto.
O leite, como todos os alimentos em geral são constituídos por nutrientes determinados em tipos e quantidades. No caso do leite de vaca os nutrientes em destaque são:
Proteínas, Cálcio, Fósforo, Vitaminas A, E, D, K e complexo B e Lactose.
A partir daí, a escolha do alimento substituto pode ser feita. Portanto, o chamado “leite vegetal”, na verdade é uma bebida vegetal que nem sempre pode ser considerado um substituto – visto que as opções disponíveis variam desde soja, arroz, amêndoas, castanhas, coco, entre outras. Dessa forma os nutrientes variam, pois os grupos alimentares diferem muito um do outro.
Então, para fazer a melhor escolha quando se pensa em substituto é observar a fonte de nutrientes, que no caso do leite são as proteínas e o cálcio, e encontrar esses nutrientes na bebida vegetal como, por exemplo, no leite vegetal de soja.
Vale ressaltar que um dos principais motivos que levam a exclusão do leite de vaca do hábito alimentar da maioria das pessoas é a presença da lactose – o que não é encontrado em nenhum tipo de bebida vegetal. De forma geral, as vantagens ficam por conta da digestibilidade, que é mais fácil quando comparada com a fonte animal, da presença de fibras e ausência de colesterol.
Para que a melhor escolha seja feita é importante um olhar atento nos rótulos dos alimentos a fim de evitar a substituição de um alimento fonte de proteína (leite de vaca) por uma fonte de gorduras (leite de coco), por exemplo. Para saber qual opção é a mais adequada, vale consultar uma nutricionista, que indicará também os benefícios de forma individualizada.