Joelho do corredor

Como o próprio nome já indica, este quadro está associado à prática da corrida, mas afinal o que é o joelho do corredor?
O nome científico para esta lesão é síndrome do trato íliotibial. Nela ocorre uma inflamação em uma estrutura chamada de Bursa que se encontra entre o osso da parte lateral do joelho e o trato ílio tibial, um tecido fibroso que liga o músculo ao osso da tíbia.
A pessoa com esta síndrome apresenta aumento da sensibilidade na parte de fora do joelho, dor e queimação quando esta região é palpada. Essa dor pode começar após correr uma longa distância. Ela pode desaparecer após o descanso, mas reaparece se a corrida for reiniciada.
Corridas em percursos com muito desnível, terrenos muito duros como asfalto,calçado inadequado, aumento da carga de treinamento, pés excessivamente pronados ou supinados, joelhos varos, encurtamentos musculares favorecem o aparecimento dessa lesão.
Em consulta médica será realizado uma história clínica e exame físico detalhados identificando a localização da dor e possíveis causas para o desenvolvimento desta lesão. Exames como radiografias, ultrassonografia e até mesmo a ressonância magnética podem auxiliar a descartar diagnósticos diferenciais como a condromalácia, lesões de menisco e artrose.
O tratamento interdisciplinar é fundamental para o retorno do atleta à sua pratica esportiva. Inicialmente o tratamento com anti inflamatórios, crioterapia para melhora do quadro de dor.  Em seguida atuação na causa da lesão através da correção de desequilíbrios e encurtamentos musculares pela fisioterapia, ajustes nos treinos e correção na técnica da corrida pelo treinador são fundamentais para o retorno às competições e evitar a recorrência desta síndrome.
 
O instituto APEX é especializado no diagnóstico e tratamento integrado de lesões associadas à prática de exercícios. Marque uma consulta.