Canelite é o nome popular para a síndrome do estresse medial da tíbia. Famosa entre os praticantes de atividades físicas como corredores de rua. O principal sintoma desta doença é aquela dor que acontece na frente da perna ( canela) ao realizar a corrida, principalmente no iniciante ou mesmo no atleta treinado quando ele aumenta muito a intensidade do treino.

Além da dor, pode haver inchaço e aumento da sensibilidade ao tocar o local.

Atletas com as pernas arqueadas ( tíbia vara), correr em pisos duros como asfalto, fraqueza muscular, calçados inadequados e sobrepeso são fatores de risco para desenvolver canelite.

O diagnóstico é realizado em consulta médica com história e exame clínico detalhado. Exames complementares como radiografias e ressonância magnética podem auxiliar a afastar diagnósticos diferenciais como fratura de estresse.

O tratamento é eminentemente clínico e integrado com analgesia, anti inflamatórios, gelo local, fisioterapia, acompanhamento nutricional e  adequação do volume de treino junto ao seu treinador ou assessoria esportiva. O instituto APEX é especializado no diagnóstico e tratamento integrado de lesões associadas à prática de exercícios.

.

Textos relacionados