Cotovelo do tenista é o nome popular de uma condição denominada epicondilite lateral do cotovelo, cujo principal sintoma é dor na parte externa do cotovelo, causada pela inflamação dos tendões dessa região.

O processo inflamatório local leva à degeneração desses tendões. A dor na parte lateral do cotovelo pode se espalhar para o antebraço e piora ao fazer esforços, como levantar, apertar ou agarrar objetos. Em casos mais graves, qualquer movimento do cotovelo pode ser doloroso.

Apesar da associação com a prática de tênis, este problema pode estar associado a muitas atividades em que o uso do cotovelo é excessivo e repetitivo.

A epicondilite acomete tanto homens quanto mulheres, principalmente com idade entre 30 e 50 anos.

O tratamento clínico compreende o afastamento da atividade causadora da doença, medicamentos anti-inflamatórios, órteses , fisioterapia, infiltrações locais com medicamentos ou plasma rico em plaquetas.

A abordagem cirúrgica é indicada quando a dor torna-se incapacitante e não responde ao tratamento clínico. A cirurgia retira o tendão doente e pode ser realizada por artroscopia.

No instituto Apex oferecemos equipe interdisciplinar capacitada em tratar epicondilite lateral do cotovelo. Agende a sua consulta!

Textos relacionados