Veja estas dicas para proteger a saúde dos seus ossos.
Entenda como a dieta, atividade física e estilo de vida podem afetar a saúde dos seus ossos.
Cuidar da saúde dos seus ossos é importante por que o tecido ósseo está em constante mudança. Diariamente, como nossa pele, novo osso é formado e o antigo é eliminado. Quando você é mais jovem, o seu corpo constrói osso mais rápido do que o desfaz e assim suma massa óssea aumenta. Até os 30 anos é assim que funciona. Após esta idade esta troca continua, mas você perde mais massa óssea do que ganha.
A possibilidade de desenvolver osteoporose dependerá do quanto de massa óssea você tem ao atingir os 30 anos e quão rápido você perde massa após este pico. Quanto maior o pico de massa óssea, mais osso você tem “no banco” e será mais improvável desenvolver osteoporose ao envelhecer.
O que afeta a saúde dos seus ossos?
Dieta pobre em cálcio: A falta da ingesta de cálcio, diminui a densidade óssea e aumenta risco de osteoporose
Atividade física: Sedentários têm mais risco de desenvolver osteoporose
Cigarro: Estudos apontam maior risco de osteoporose e fumantes
Álcool: Consumo regular de álcool aumenta risco de osteoporose
Sexo: Mulheres têm maior risco de osteoporose por que têm menor massa óssea que os homens
Peso: Pessoas extremamente magras (IMC menor que 19) têm menor massa óssea
Idade: Seus ossos perdem densidade com a idade
Raça: Brancos e asiáticos têm maior risco de osteoporose. História familiar da doença também é fator de risco
Níveis hormonais: Nas mulheres, a queda dos níveis de estrogênio na menopausa e nos homens, a testosterona baixa, diminuem a massa óssea
Desordens alimentares e outras condições: Dietas restritivas por longos períodos, cirurgia de redução no estômago, doença celíaca podem afetar a capacidade de absorver cálcio da dieta
Medicamentos: Uso prolongado de corticóides, alguns anticonvulsivantes dentre outros também tem efeito negativo sobre os ossos.
O que você pode fazer para manter seus ossos saudáveis?
Aumentar a ingesta de cálcio na sua dieta: Brócolis, amêndoas, Couve, sardinha, Tofu. Se achar difícil implementar estes alimentos na sua rotina, pergunte a nutricionista sobre suplementação.
Atenção aos níveis de vitamina D: Com nossos hábitos, é difícil ter níveis adequados de vitamina D. Ela é fundamental para o corpo absorver o cálcio. Alimentos como Salmão, truta, atum, ovos são alguns exemplos de fonte de Vitamina D.
Inclua atividade física na sua rotina: Musculação, Funcional, Crossfit podem ajudá-lo a construir ossos fortes e retardar a perda óssea.
Substâncias a evitar: Álcool, cigarro.
Se você se preocupa com a saúde dos seus ossos ou seu risco de desenvolver osteoporose, consulte um médico. Uma pesquisa apurada através da história clínica, antecedentes familiares e exames complementares permitirão ao seu médico lhe informar se você necessita utilizar medicamentos para ajudar a diminuir a sua perda óssea.
No instituto Apex, temos especialistas no tratamento da osteoporose. Agende sua consulta