Algumas das implicações mais importantes da psicologia esportiva estão na área do esporte infanto-juvenil. A maioria dos jovens atletas tem múltiplas razões para iniciar uma pratica esportiva como divertir-se, aprender novas habilidades, fazer alguma coisa na qual são boas, estar com amigos, fazer novas amizades, experimentar o sucesso e outras.
Habitualmente, vencer não é a única razão e nem a mais comum para a participação de crianças até os 12 anos de idade. Assim, quando entendemos suas razões, podemos estruturar ambientes que melhor satisfaçam suas necessidades utilizando a prática esportiva para o desenvolvimento de habilidade, diversão, afiliação, excitação, sucesso e condicionamento, mantendo assim, a motivação desse jovem atleta.
Vale lembrar que quando a auto avaliação desse jovem depende apenas de vitórias e derrotas, 50% dos atletas podem perder diversas vezes, desenvolvendo assim baixa autoestima e diminuindo suas chances de continuarem no esporte. Então ajude-o a estabelecer metas individuais e comparar seus desempenhos esportivos com seus próprios padrões, isso pode ajudar a melhorar sua percepção de competência, sua orientação ao objetivo e sua resposta ao estresse.
Ensine os atletas jovens a verem o sucesso como a superação de suas próprias metas! (Weinberg & Gould, 2001) No instituto Apex, a profissional responsável pela psicologia pode te orientar.
Marque uma consulta!